“Eu sou VIH+ e visível” foi lançada dia 20 de Setembro, às 18 horas, no Cinema São Jorge, em Lisboa integrado na programação do Queer Lisboa 26. Os cartazes com os 10 participantes chegaram hoje às ruas de várias cidades do país.

Os preconceitos sociais não acompanharam a extraordinária evolução da medicina, fazendo com que atualmente quem vive com o VIH tenha que esconder a sua condição de saúde para não ser alvo do crime de devassa da vida privada, penalizado no acesso a seguros de vida e saúde e excluído da carreira profissional como é exemplo a carreira militar.

Esta é a primeira campanha a nível nacional em que 10 pessoas que vivem com o VIH “dão a cara”, assumindo publicamente a sua condição de saúde, mostrando a diversidade de identidades e a convergência de lutas. Viver com o VIH faz parte das suas vidas, mas não é o VIH que as define.

Esta campanha é promovida pelo CAD Centro Anti-Discriminação VIH, um projeto conjunto de duas associações na área do VIH/SIDA, GAT e Ser+. Foi criado há 12 anos para combater o estigma e discriminação de que as pessoas com VIH ainda hoje são alvo.

A coordenação do CAD afirma ser “urgente combater o estigma ainda associado a esta infeção e desmistificar a ideia de morte e doença que ainda hoje persiste, promovendo o direito à liberdade de cada um para ser quem é.”

Manifesto
Assumimos a nossa visibilidade nesta campanha, dando rosto e voz às 45.000 pessoas que vivem com VIH em Portugal.
Partilhamos a mesma condição de saúde, mas não é o VIH que nos define! Temos identidades, interesses e lutas diversas.
Com o tratamento atual temos uma qualidade de vida equivalente às restantes pessoas, mas o estigma mantém-se.
Reivindicamos o direito de sermos quem somos, e a viver de forma livre e sem discriminação!

Dê mais visibilidade a esta causa, partilhando-a. Transfira, nesta ligação, os conteúdos para redes sociais e, nesta ligação, os cartazes da campanha.

Conceito: Groupe santé Genève | Fotografia: Nicole Sánchez | Design gráfico: Nuno Pinto

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Forças Armadas