No dia 1 de março, celebra-se o Dia Mundial da Zero Discriminação promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de acabar com todas as formas de desigualdade e discriminação, através da sensibilização para o respeito por todas as pessoas, independentemente do seu sexo, género, religião, orientação sexual, cor da pele, doença, deficiência, profissão, etnia e/ou nacionalidade.

No Dia da Zero Discriminação (#zerodiscrimination), O CAD – Centro Anti-Discriminação para o VIH, reafirma o seu compromisso na eliminação do estigma e da discriminação enfrentados por pessoas que vivem com o VIH. Este dia é uma oportunidade para promover a igualdade, a dignidade e os direitos humanos para todos, independentemente do seu estado de saúde.

Em Portugal, o estigma e a discriminação relacionados ao VIH continuam a ser desafios significativos. De acordo com o Stigma Index realizado em 2022, quando questionados acerca das experiências de estigma e discriminação, 37,7% dos inquiridos referem que já foram alvo de algum tipo de discriminação por viverem com VIH. Além disso, 8,4% dos inquiridos afirmaram ter perdido o emprego ou ter-lhes sido negada uma proposta de trabalho devido ao VIH, e 22% reportam alguma situação de discriminação nos últimos 12 meses por parte de profissionais de saúde. (1)

Noutro estudo, promovido em 2023 pelo European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) e European AIDS Clinical Society (EACS), sobre o conhecimento e estigma relacionado com VIH entre profissionais dos serviços de saúde em Portugal, com uma amostra de 807 profissionais destes profissionais, apenas 34% demonstraram conhecimento elevado sobre a infeção, sendo alguma forma de estigma identificada em 31% dos casos. A falta de formação específica e de experiência prática com pessoas com VIH foram os principais fatores associados ao estigma. O estudo destaca a importância de intervenções educativas e políticas institucionais para combater a discriminação e melhorar a qualidade do atendimento às pessoas com VIH. (2)

Apelamos a todas as pessoas para:

  • Promover a Educação: Informar e sensibilizar sobre o VIH para combater mitos e preconceitos.
  • Defender os Direitos Humanos: Apoiar leis e políticas que protejam os direitos das pessoas com VIH.
  • Defender o acesso ao Tratamento: Apoiar políticas de acesso ao tratamento para todas as pessoas independentemente do estatuto legal no país.
  • Promover a Inclusão: Os serviços de saúde governamentais devem incluir representantes da comunidade nas suas estruturas como parceiros para uma melhor resposta às pessoas com VIH. Para atingir as metas de controle do VIH até 2030, é crucial um investimento sustentado em respostas lideradas pela comunidade.

Neste Dia da Zero Discriminação, convidamos indivíduos, comunidades e organizações a unirem-se na eliminação do estigma e da discriminação. Juntos, podemos criar um mundo mais justo e equitativo, onde cada pessoa é valorizada e respeitada, independentemente de seu estado de saúde.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

CAD
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao utilizador. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando retornar ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais seções do site acha mais interessantes e úteis.