Transmissível é o VIH?
Pessoas que vivem com VIH e em tratamento eficaz não transmitem o vírus. Dez pessoas, seis delas a viver com VIH, desafiam o desconhecimento sobre a intransmissão do vírus quando a carga viral é indetetável, bem como os preconceitos e o estigma do VIH que viveram na própria pele.
Amor
Rodrigo e Leandro vivem uma relação serodiferente. A admiração por Leandro cresceu tanto quanto o amor que os une e, juntos, descobriram a liberdade que é viver com VIH.
Segurança
Uma cumplicidade imediata uniu Paolo e Alaiane. Como pessoas migrantes e ativistas, transmitem segurança mútua para serem plenos e livres – e dialogar sobre VIH foi também motivo para reforçar a sua confiança.
Paixão
Cristina e João namoraram e, 30 anos depois, reencontram-se já com VIH. Apaixonados, deparam-se com o avanço da ciência: o VIH não se transmite com os tratamentos.
Empatia
Maria João foi diagnosticada na gravidez. O filho nasceu sem VIH, mas o desejo de amamentar não se cumpriu. Na enfermeira Catarina, encontra a empatia que falta a tantos profissionais de saúde.
Família
Emanuel e Bernardo enfrentaram rejeição familiar por serem da comunidade LGBTI+. Depois do diagnóstico do VIH, uniram-se nas suas causas, tal como devia acontecer em todas as famílias.
As histórias reais de quem não transmite o VIH
São casados, colegas de trabalho, namorados, mães e melhores amigos. Leandro e Rodrigo, Paolo e Alaiane, Cristina e João, Maria João e Catarina, bem como Emanuel e Bernardo, juntam-se em cinco conversas emocionantes e informativas que não deixam dúvidas: pessoas com VIH e em tratamento eficaz têm muito a transmitir, menos o vírus da sida.
i=i: Indetetável é Intransmissível
A ciência mudou a vida das 39 milhões de pessoas a viver com VIH no mundo. Os tratamentos reduzem a carga viral para quantidades tão baixas que são Indetetáveis em análises de sangue. Quando uma pessoa tem a carga viral Indetetável por pelo menos seis meses e continua a fazer o tratamento como prescrito, não há risco de transmitir o VIH nas relações sexuais, portanto é Intransmissível.
- 20 anos de estudos científicos culminaram na evidência científica i=i em 2016
- Mais de 130 mil relações sexuais sem preservativo, em que um parceiro tem VIH e o outro não, foram monitorizadas sem nenhum caso reportado de transmissão do VIH
- Estudado e comprovado pela Organização Mundial de Saúde em 2023
A sua ajuda é transmissível
O VIH é um assunto relevante para todos, envolva-se! Siga-nos nas redes sociais e partilhe a mensagem Indetetável = Intransmissível entre as suas amizades, nas conversas de família ou no local de trabalho. Dê um passo maior e envolva-se nas nossas organizações, voluntarie-se ou faça um donativo e ajude-nos a fazer mais pelos direitos das pessoas que vivem com VIH.